Halloween – A festa das bruxas

banner_halloween_675x372

O Dia das Bruxas, mais conhecido como Halloween, é uma data tradicional e cultural de alguns países no mundo. No Brasil a festa começou a aparecer mais e por isso estamos também comemorando a data. Para saber mais sobre o Halloween, preparamos um post com curiosidades da data e algumas tradições super diferentes e divertidas!

Origem do Halloween

A data é comemorada todo 31 de Outubro, isso por conta do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo. Os celtas acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas, por isso, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica.

Os povos pagãos trouxeram essa influência cultural em pleno processo de disseminação do cristianismo. Por ter uma grande relação com o mundo dos espíritos, o halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração.

Mitos do Halloween

378-stingy-jack-294x300

Chegamos então à famosa lenda de Stingy Jack. O Jack faz parte de um mito irlandês que fala que ele convidou o Diabo para ir ao bar no dia do Halloween. Nesse dia, eles tomaram muitos drinks e o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para pagar a conta do bar. Porém, ao invés de pagar a conta, o Jack pregou a moeda em um crucifixo e para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. O Diabo foi libertado e nunca mais importunou o homem. Passou-se alguns anos e Jack morreu. Ele não foi aceito no céu por ter realizado um trato com o diabo. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta da promessa que haviam feito. Para ajudar o Jack, o Diabo lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna.·.

Tradições do Halloween

A Abóbora

shutterstock_113069512
A abóbora tão conhecida por nós é nada mais, nada menos do que a lanterna que o Jack recebeu do diabo. Ela foi transformada em uma abóbora iluminada com feições humanas, em homenagem ao Jack e hoje servem para as crianças se protegerem dos espíritos na noite do dia 31.

As Fantasias

 

shutterstock_220638790

Os disfarces e máscaras é uma forma de evitar que as pessoas sejam reconhecidas pelos espíritos que vagam neste dia. Atualmente, as fantasias são usadas por crianças que batem às portas pedindo doces no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa. As travessuras muitas vezes são jogar papel higiênico ou ovos.

Doces ou travessuras?

shutterstock_115021273

A tradição de dar doces na noite de Halloween veio dos duendes que eram considerados maus pelos antigos celtas. Nessa noite eles gostavam de pregar peças aos humanos. Para evitar as ‘travessuras’, as pessoas deixam doces à porta das suas casas.

Gostaram da história? Então gostarão também dos nossos produtos!

magia do halloween

Produto A Magia do Halloween

Clique aqui e confira a coleção completa e especial para a data

Flores Online

%d blogueiros gostam disto: