Dia Nacional da Árvore

shutterstock_95030080

 

No dia 21 de setembro, será comemorado o Dia Nacional da Árvore. Esse dia tem muito a ver com a Flores Online, pois nós somos pessoas da natureza! A árvore, que está presente em nossa vida desde que nós nos reconhecemos por gente e apesar de muita negligência dos seres humanos com essa maravilha da natureza, é preciso ser eternamente grato por elas existirem no nosso planeta. Elas exercem funções vitais para a natureza e a vida em geral, sem contar o fato de serem lindas. Dos Bonsais até as Palmeiras imperiais, é momento de homenageá-las!

 

shutterstock_43782106

 

Essa data surgiu da necessidade de conscientização entre a sociedade, por causa dos milhares de desmatamentos, descaso com a natureza, poluição em massa e muitas coisas ruins vindas de nós, os moradores do planeta terra. Foi criado para lembrar a todos da importância da natureza para a vida de todos. Ativistas também usam esse momento para defender as árvores de negócios ambientais duvidosos, proposto por políticos e homens de alto poder.

A data surgiu no dia 10 de abril de 1872, quando o político e jornalista estadunidense, Julius Sterling Morton, toma a decisão de plantar uma enorme quantidade de árvores no estado de Nebraska, ato que foi conhecido como “DayArbor”.

No Brasil, o Dia da Árvore começou a ser comemorado no ano de 1965, instituído pelo presidente Castelo Branco.

No Brasil, Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.

 

shutterstock_128768312

 

As árvores realizam um trabalho conhecido como fotossíntese. Elas aproveitam o gás carbônico que eliminamos pelos pulmões e o transformam em oxigênio. Sem elas, o futuro dos seres vivos (pessoas, animais, aves etc.) estaria ameaçado. Isso porque teríamos um desequilíbrio da natureza. Sem a fotossíntese, ficamos sem oxigênio e não conseguimos respirar.

As árvores também são importantes para evitar desmoronamentos de terra e enchentes nos rios. Elas formam uma barreira natural quando chove muito e impedem que desastres maiores aconteçam. Isso tudo além de nos fornecer frutos para alimentação e sombra para nosso descanso.

Já existem várias espécies que se encontram em extinção, como o mogno, o jacarandá, o pau-brasil e o pinheiro.

É por isso que devemos cuidar e defende-las sempre. O mundo já está em crise quando o assunto é esse. Muitas árvores já foram desmatadas sem nenhum tipo de plano para reflorestamento. Já temos menos árvores, se não é errado dizer que poucas.

Vamos nos unir nesse dia para homenagear e estar do lado dessas grandes amigas dos seres vivos e do planeta. Abrace, cuide, plante uma árvore e faça parte do grupo que vai fazer esse mundo continuar saudável. Nós apoiamos!

 

Flores Online

%d blogueiros gostam disto: