Curiosidades Sobre as Rosas


shutterstock_127002347

 

 

“É acreditando nas rosas que as fazemos desabrochar.”

Anatole France

A Rosa é o tipo de flor mais famoso no mundo todo. Quando você pensa em um presente romântico, já vem logo a rosa vermelha na cabeça. Quando você pensa em flor, a imagem da rosa também vem à cabeça. É como se ela fosse a representante de todas as flores. A presidente.

Essa fama mundial não aconteceu à toa. A flor dá muitos motivos para ser o que é. Viajando pelos séculos e pela história. Charmosa por natureza, marcada na cultura, misteriosa pelo aroma, perigosa com seus espinhos e ao mesmo tempo delicada com suas pétalas aveludadas, A rosa esconde lindos segredos e curiosidades por trás de toda sua beleza!

 

shutterstock_110106134

 

 

ORIGEM

Por volta de 4.000 A.C, a rosa já aparecia na história. Ela é originalmente da Ásia, porém, fósseis encontrados também na América e Europa provam que ela já crescia em estado selvagem desde o período Paleolítico e, há 5.000 anos, já começou estabelecendo sua reputação lá em cima.

Naquela época, os chineses começaram a cultivá-la e descobriram as mil qualidades dentro dessa flor, usando-a em infusões para chás, como medicamento floral e seu fruto – reputado pelas propriedades estimulantes – como guloseima (as rosas que encontramos em lojas, floriculturas e mercados não são boas para serem comidas por causa dos elementos químicos usados pelo propósito de conservação). Com o tempo foi sendo usada em perfumes e cosméticos em geral.

Seu nome vem do homônimo Latim “Rosa”, que por sua vez procede do nome grego Rhodon, referência a Rodes, uma ilha que tem fartura de rosas. A rosa vermelha é coberta de histórias na mitologia, em romances da Idade média e filmes renomados. Uma poetisa do século VI A.C a nomeou de “A rainha das flores”. O seu poder testemunhado no decorrer da história confirma essa constatação.

A rosa é considerada o símbolo do amor e, desbancando a má fama na igreja relacionada ao paganismo, ela foi sendo introduzida em rituais religiosos.

 

shutterstock_161288207

 

 

SIGNIFICADO DE CADA COR

 

Rosa Branca: Simboliza a inocência, a pureza e a paz.

Rosa Amarela: Simboliza amor entre amigos, amor platônico e felicidade.

Rosa Cor-de-rosa: Simboliza carinho e gratidão

Rosa Azul: Simboliza verdadeiro amor eterno, mistério e conquista.

Rosa Champanhe: Simboliza fidelidade entre o casal.

Rosa Lilás: Amor à primeira vista.

Rosa Roxa: Amor de mãe.

 

shutterstock_247018786

 

 

COMO CUIDAR

 

 Hoje em dia, com a ciência avançada no cruzamento de espécies, a rosa existe em vários tipos, tamanhos, cores, aromas e são cultivadas mundialmente, sendo usadas em todo o tipo de cerimônia. De casamentos a funerais.

Para cultivá-la, é necessário muita atenção, tanto para se estiver no jardim, num vaso com terra ou em corte. Para uma roseira, é preciso de dois tipos de poda: A de formação e de manutenção. O corte deve ser feito sempre na diagonal.

A poda de formação é feita para dar uma boa forma à planta, um trabalho de ornamentação, para trazer equilíbrio e beleza. É normalmente feita no momento que a roseira está nascendo. São tirados ramos fracos e galhos com rosas murchas. A poda de limpeza é feita para tirar galhos mortos, rosas murchas e ramos improdutivos. É feita sempre que estes defeitos aparecem. Para fazer um bom corte, deve-se cortar a dois centímetros da “Gema” (Protuberância localizada no final do caule) e em diagonal.

A rosa necessita de rega constante, todos os dias, deixando a terra suavemente úmida e o caule e pétalas intactos. É preciso evitar lugares escuros e com sombra, pois a flor precisa de bastante sol, porém não pode ser exposta a frio ou calor intenso.

Se a roseira for atacada por fungos, as indicações são o uso de fungicidas e, se for atacada por algum tipo de pragas, existem inseticidas especiais para o uso nas flores, porém não deve-se ser usada em abundância para não causar nenhum tipo de envenenamento da planta ou a criação de resistência da mesma sobre o produto. Sempre opte por produtos naturais.

Agora você está pronto para cultivar sua rosa, mini rosa ou roseira. Cultive essa maravilha da história e da natureza!

 

Flores Online